26/10/07

Maluquices 4

Passar-se

Implica uma perda momentânea de lucidez. Uma pessoa pode “passar-se”, por exemplo, quando faz uma descoberta espantosa ou então quando é obrigada a suportar uma situação absurda ou enervante.

“A Dora passou-se quando descobriu que todos os colegas estavam a par da situação”
“Já me estou a passar com estes relatórios que tenho de mandar todos os meses!”

As consequências do “passar-se” não são unívocas: quem “se passa” pode provocar “uma cena”, com direito a gritos ou agressões, mas também pode não fazer nada além de declarar que “se passa”.

Nos exemplos apresentados, é mais provável que a primeira frase se refira a um “passar-se” com consequências (a Dora, sentindo-se ofendida, reagirá e agredirá os colegas) e que a segunda diga respeito a um “passar-se” inócuo (quem diz “já me estou a passar” geralmente não “se passa” a sério).

Uma expressão equivalente: perder a cabeça.

Sem comentários: