15/11/07

Desavenças 1

Embirrar

Embirrar com alguém significa “sentir desagrado, antipatia ou aversão” por essa pessoa, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciência de Lisboa. A birra, que se aproxima do capricho ou da teimosia, tem geralmente motivos pouco fundamentados (por isso se diz também que as crianças “fazem birra” quando choram e se irritam sem motivo). Assim, podemos embirrar com uma pessoa sem saber explicar porquê, simplesmente por não gostarmos do tom de voz dessa pessoa ou porque a forma como ri nos irrita.

No entanto, geralmente embirramos com pessoas muito diferentes de nós.
Não é raro que à birra se alie um certo sentimento de superioridade: por exemplo, na frase “Embirro com a Natália, está sempre a falar alto e a contar a vida dela a toda a gente” depreende-se que quem fala considera a postura da Natália inferior à sua.
Por outro lado, também é possível que a birra seja motivada por despeito ou da inveja: isso é evidente na frase “Embirro com o Nicolau, tem sempre uma opinião para dar sobre tudo e toda a gente acha que ele é o máximo”.

Até aqui, o “embirrar” mantém-se como sentimento privado, que pode não transparecer: quantos alunos não embirram profundamente com um professor sem o darem a entender ao longo de todo um ano lectivo! (e vice-versa).

Mas o verbo pode empregar-se também quando a animosidade é manifesta. Neste caso, segundo o mesmo dicionário, embirrar significa “dirigir a alguém comentários desagradáveis ou repreensões, geralmente injustificados”. É o caso do professor que embirra com um aluno e o faz notar ostensivamente através, por exemplo, de comentários jocosos e humilhantes ou do adolescente mal-humorado que embirra com toda a gente, criando um ambiente desagradável (diz-se nesse caso que ele é embirrento).

Por fim, o sentimento explícito de animosidade pode ser recíproco - como se vê na frase “É melhor não convidarmos para a mesma festa a Clara e a Luísa, elas embirram uma com a outra” - e pode ou não vir a ter consequências.

Sem comentários: