28/11/07

Expressões ilustradas - matar dois coelhos de uma cajadada só

Um cajado é uma vara de pastor, usada para guiar o rebanho e que pode eventualmente ser utilizada como arma (nesse caso, a um golpe de cajado chama-se “cajadada”).
Utiliza-se esta expressão quando se resolvem duas questões ou dois negócios de uma só vez.

“A minha avó anda sempre a queixar-se de que eu nunca a vou visitar a Portugal. No próximo fim-de-semana é o aniversário dela e acho que vou dar lá um pulo. Como preciso de comprar um bom dicionário de português-inglês para o meu novo emprego, mato dois coelhos de uma cajadada só”.

1 comentário:

Isabela Figueiredo disse...

Acho uma crueldade usar-se um pau para tirar a vida. A minha mãe sempre os matou dessa forma. Acho que é por ter sido testemunha disso, entre outras coisas, que não bato bem da bola.